quinta-feira, 12 de agosto de 2010

RECLAME!!!! (Por Ilma )

A EDUCAÇÃO COMO VAI?

Estamos  vivendo em uma sociedade egocêntrica e interessada apenas no próprio bem estar. A individualidade cresce exageradamente de uma forma que não sabemos onde vai parar, e como fica a educação?
No  meio desta falta de amor e carinho humano estão os nossos alunos, pessoas que estão com seus ideais de vida em formação. Em que eles podem se inspirar?
Como que eu  quero que meu filho leia um livro se eu não sento para ler com ele, ou ele nunca me viu nem olhar para um?Como que eu quero que meu filho respeite as pessoas se eu não exijo isto dele, ou se quer respeito os interesses dos outros na frente dele?Como que eu quero que ele tenha certos limites se eu não dei limites as atitudes dele?
Infelizmente é assim que está a maioria dos nossos alunos: SEM LIMITES!
Alunos que não têm motivação para estar em salas de aulas, outros não têm paciência de ouvir uma explicação do professor...adolescentes e jovens com um futuro lindo pela frente, mas que são estressados, tornando-se às vezes inconsequentes.
O resultado é a desmotivação de alguns professores que muitas vezes preparam um plano de aula e não conseguem transmitir para os alunos, porque eles não estão com vontade de assistir aula.
Sabemos que há em todo lugar profissionais  que não são tão dedicados quanto deveriam, mas que isto não deve ser generalizado, há pessoas que dão o máximo de si no ambiente de trabalho, independentemente das dificuldades encontradas. Assim como também há excelentes alunos, que sempre buscam conhecer novas coisas, que querem o melhor para si, independentemente das condições(família/escola), alunos que sabem se não forem os melhores vão ficando para traz.
Mas, fica aqui o meu apelo:
Os ideais existem para que sejam conquistados, as lutas estão aí para que sejam vencidas e as pessoas nascem com um destino, para que sejam educadas, portanto não importam as dificuldades que os pais enfrentam, ajudem seus filhos a se tornarem bons cidadãos e o mais importante: ensine-os a viver!
Então eu vou perguntar: Como vai a educação? e a resposta será:
Vai bem obrigada!.

(Ilma Xavier Bezerra de Medeiros, graduada em letras (UNP), com Especialização em Literatura(UFRN), professora e técnica da SME.